PRESIDENTE DO IRÃ MORRE UM DIA APÓS O GRAVE ACIDENTE AÉREO
infopontual.blogspot.com
A mídia estatal confirmou a morte do presidente do Irã, o ultraconservador Ebrahim Raisi, em um acidente de helicóptero causado por instabilidade climática. Raisi e mais três pessoas voltavam neste domingo (19) de uma viagem oficial ao Azerbaijão. O helicóptero caiu entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província do Azerbaijão Oriental, segundo informou a IRNA, a agência de notícias estatal do Irã.
As primeiras informações indicavam que o acidente não era grave. Mohsen Mansouri, vice-presidente para Assuntos Executivos, chegou a dizer que dois membros da comitiva presidencial haviam conversado com equipes de resgate. Já o ministro do Interior, Ahmad Vahidi, afirmou à IRNA que o helicóptero havia feito apenas um pouso forçado "devido ao mau tempo e à neblina."
Ebrahim Raisi, um populista ultraconservador, tinha 63 anos e assumiu a presidência em 2021 após vencer em primeiro turno. Durante sua campanha, ele levantou bandeiras anticorrupção e defendeu os interesses dos pobres. Sua eleição foi marcada por uma abstenção recorde e a ausência de um forte opositor. Raisi substituiu o moderado Hasan Rohani e sua principal conquista em dois mandatos foi o acordo nuclear de 2015 entre o Irã e seis potências ocidentais.
Líderes globais reagiram à morte do presidente, e o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, anunciou que o Paquistão decretará um dia de luto em respeito a Raisi. O governo iraniano assegurou que a administração do país não será afetada pela tragédia.
Comentários